Cibercultura, um novo comportamento.


Estamos na era da cibercultura. Como se comporta a sociedade neste mundo multimídia? Poderíamos dizer que mudamos de uma sociedade de massas para uma nova ordem de informação segmentada?
Artigo do Jair Heuert do curso de Jornalismo

A cibercultura é um movimento que abrange a sociedade de uma forma que atrai os indivíduos para as novas tecnologias inserindo um novo comportamento. Essa inserção só foi possível com o desenvolvimento dos recursos digitais, com base na micro-eletrônicas, surgidas recentemente, graças à convergência das telecomunicações com a informática.

O entendimento sociocultural da cibercultura provém de um espaço de comunicação mais flexível que é produzido nas mídias convencionais como radio, televisão e jornal. O ciberespaço agrega o espaço socialmente produzido, sendo este uma estrutura criada pela evolução dos recursos tecnológicos e pelas construções sociais resultantes das apropriações feitas pelos indivíduos.


No ciberespaço o comportamento da sociedade é vivenciado em rede, onde os fluxos definem novas formas de relações sociais. As relações sociais no ciberespaço, apesar de virtuais, tendem a repercutir ou a se concretizar no mundo real formando um novo tipo de sociedade. O indivíduo rompe com alguns princípios tidos como regras sociais, alterando alguns valores e crenças, sem que isso seja uma determinação da sociabilidade existente no mundo.

A sociedade vem mudando o seu comportamento com referencia a busca da inteligência coletiva disponível na internet. Outrora era dependente das mídias convencionais que atuam no sistema hierárquico de produção e distribuição da informação seguem um modelo pouco flexível baseado no modelo um-todos, no qual apenas um ou poucos indivíduos são os responsáveis por mandar informações para uma quantidade maior de pessoas

Já no sistema mais recente a relação com o outro se desdobra no contexto do todos-todos, onde todos podem emitir e receber informações de qualquer lugar do planeta seja essa informação escrita, imagética, ou sonora.
Texto: Jair Heuert

Nenhum comentário:

Postar um comentário