Como a internet evoluiu tanto?

Por Jair Heuert


Parte I - A história da internet - uma evolução

A Internet chegou ao Brasil em 1988, sendo inicialmente restrita a universidades e centros de pesquisas, permanecendo assim até o final de 1995, quando a exploração comercial teve início com a liberação de um Backbone lançado pela EMBRATEL, com um grande incentivo para a sua propagação da mídia. 



A partir de 1997 a internet brasileira iniciou uma nova fase, com o aumento de acessos, a rede necessitou de uma infraestrutura melhor que levou o país a fazer investimentos em novas tecnologias, mas devido a uma carência óptica, sendo assim, se optou pela criação de uma rede local e de alta velocidade aproveitando a estrutura de algumas cidades metropolitanas. (UFMG).

Campanha Eleitoral através da Redes Sociais terá uma grande evolução?

É importante ressaltar que há pouco tempo a internet era considerada, por muitos, algo intangível assim como o computador, mas com a sua crescente popularização, hoje é notório que o computador se tornou uma ferramenta do cotidiano e conseqüentemente o potencial da internet está sustentado na habilidade de superar barreiras que impediam o acesso a uma massa de informação para consumidores comuns e torna a Internet um ambiente capaz de esparzir informações, segundo Castells (2003). 

Além disso, ela é também um ambiente de intercâmbio informativo, onde os processos de representação da realidade tornam-se mais complexos que nos meios tradicionais de comunicação de massa, uma vez que a realidade na rede se refaz a cada nova interferência de um internauta, de acordo com Alzamora (2004, p.102).

Estamos na era da cibercultura. Como se comporta a sociedade neste mundo multimídia?

Na recente história os encontros presenciais vêm sendo substituídos pelos virtuais. Somente é possível devido à evolução da internet e das condições da acessibilidade da internet tornando-se um dos veículos de grande influência na sociedade. 

Ocorreu uma profunda transformação na vida e no comportamento humano após esse boom midiático e tecnológico. Outrora era preciso usar fax, telégrafo e telegrama para informações urgentes, hoje lidamos com e-mail, sites, redes sociais e conversas instantâneas. Atualmente a informação é instantânea, em tempo real. A velocidade da informação espalhada na internet e tão rápida que nunca poderíamos imaginar. A sociedade anseia por uma maior interação de idéias e a troca de informação. 

Uma informação divulgada na televisão e é levada pelos internautas para web e ali recebe criticas ou elogios e se alastra pela rede de computadores e consegue atingir um número expressivo de pessoas que querem emitir sua opinião sobe o assunto. (Heuert, 2010)

Ao longo do tempo a grande promessa era interatividade que a internet iria proporcionar, sob o ponto de vista atual, era limitada e simplória, pois significava apenas a capacidade de exercer o livre-arbítrio, escolhendo uma opção entre um conjunto de ofertas. Atualmente à medida que o indivíduo pode interferir no conteúdo e retribuí-lo, a informação muda de papel, se torna matéria-prima e demanda manipulação. (Primo, 2007, p 11)

Interatividade é um termo que ganhou expressão na atualidade com a disseminação das novas tecnologias de comunicação a velocidade intensificada desse processo e a simultaneidade nas conversações. Entendemos que a diferença entre interação e interatividade diz respeito à presença ou não de artefatos tecnológicos nas ações conjuntas entre agentes humanos.

Se baseando na informação de que na Internet a liberação do pólo emissor é uma das características mais marcantes, inúmeras manifestações socioculturais contemporâneas apresentam que a circulação de informação em alta velocidade prova a necessidade e emergência das vozes e dos discursos que eram reprimidos e ocultados pelas mídias anteriores ao seu advento. (Lemos, 2005, p.2).

LEMOS, André. A Arte da Vida. Diários Pessoais e Webcams na Internet. In: Cultura da Rede. Revista Comunicação e Linguagem, Lisboa, 2002.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007
ALZAMORA, Geane. Cultura em Fluxo: novas mediações em rede. Belo
Horizonte. Editora PUCMinas, 2004.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro. Editora Jorge Zahar, 2003.
HEUERT, Jair; 2010 – Sociedade da Interação. Disponível em Interatividade acessado em setembro de 2011.

Jair Heuert é Engenheiro e especialista em Marketing Político.

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