Influência da Internet nas eleições.

Jair Heuert explica a importância desse novo espaço para fazer campanha
Parte II - Novas formas de expressar ideias através das redes sociais.

Por Jair Heuert

A internet está ocupando o terceiro lugar como meio de comunicação de massa mais influente do Brasil só ficando atrás do radio e da televisão. 

Nesse contexto, surgiu uma nova plataforma "eleitoral", onde existe muita facilidade para transmitir informações e o baixo custo têm conquistado um grande número de candidatos que desejam utilizar a Internet para se promover e suprir o resumido espaço de tempo que lhes é destinado no rádio e na televisão.

A importância da Internet nas eleições, e vem crescendo assustadoramente, incentivada o uso da mesma pelos assessores de imprensa, marqueteiros, e coordenadores de campanha, podendo virar estrela nas eleições. Nem de longe a novata tem intenção de concorrer ou arranhar o prestígio da tevê. Os estrategistas de campanha têm plena consciência que a eleição não se ganha na Web. Mas ela pode ajudar. (Dazzi, 2002)


No Brasil vem crescendo o número pessoas ligadas na área política que estão utilizando as ferramentas da rede na disputa eleitorais. Entre as ferramentas usadas pelos políticos são os sites, blogs, Facebook, Youtube e o Twitter, constituindo ferramentas poderosas de comunicação on-line, com reflexos positivos para dia-dia do seu trabalho. 

Os mesmos servem como palanques eleitorais, e como se tratam de ferramentas da internet é que vem à denominação “Palanques Virtuais”. Um ponto positivo no uso da internet para campanhas eleitorais é que o estímulo continuo à utilização da internet para disponibilizar por vinte quatro horas diárias todo material que entender ser interessante aos eleitores e com isso permite aumentar a transparência e a prestação de contas do mandato. (Jornal do Senado, 2009).

DAZZI, Carla. Blog é mídia… mas muitos blogueiros ainda não se deram conta disto.
JORNAL DO SENADO. Especial: lei eleitoral. Ano XV – Nº 3.065/228. Brasília (DF), 3 a 9 de agosto de 2009. 

Jair Heuert é Engenheiro e especialista em Marketing Político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário