A estrutura do Marketing

Considerações sobre a definição da estrutura de Marketing.

O sentido da organização social humana é o de realizar uma tarefa que não seria possível de ser executada por uma única pessoa. 

Direcionar o esforço coletivo para a realização de uma tarefa exige certos requisitos como planejamento, divisão de tarefas, comunicação e retro-alimentação (feedback).


Sem esses requisitos, o esforço coletivo assemelha-se ao do bando, com um mínimo de eficácia e de continuidade. Na definição de qualquer estrutura de organização devem-se considerar os aspectos do “como” e do “para quê” da mesma. Ou seja: o sentido de uma estrutura é conseguir a melhor organização possível dos recursos existentes (humanos, financeiros, materiais, tecnológicos) para tornar possível a realização de seus objetivos, metas e estratégias.

Embora cada organização seja particular em suas especificidades, existem certos princípios mais gerais, aplicáveis a qualquer tipo de organização, que devem ser considerados. É o que será explorado a seguir.

Critérios de Organização

A teoria clássica da administração define como critérios básicos para a estruturação das organizações, os seguintes:

- Pessoas - quando as pessoas têm características diferenciadas de tal modo que requeiram um tratamento específico, podem servir como fator para a definição da estrutura. Uma empresa poderia ter sua organização
de vendas estruturada como no seguinte exemplo: Consumidor Final, Consumidor Comercial, Consumidor Industrial e Mercado Externo.

- Processo - a estruturação por processo dá-se quando existe uma ordem seqüencial com etapas definidas, sendo cada uma dessas executadas por equipes próprias. Uma unidade industrial poderia ter a seguinte estrutura, por exemplo: Suprimentos, Produção, Armazenagem, Distribuição e Vendas.

- Lugar - é um tipo de estruturação adequada para as organizações que operam em mais de uma área geográfica, de modo a ter certa dose de autonomia em cada uma delas. Uma empresa operando em mais de uma área poderia ter a seguinte estrutura de vendas: Filial São Paulo, Filial Rio de Janeiro, Filial Belo Horizonte e Filial Brasília.

- Tempo - é o tipo de estruturação mais adequado para empresas que operam em mais de um turno, com equipes diferentes de pessoal. Um Hotel, que funciona vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, tem normalmente uma estrutura que funciona a plena carga no horário comercial e estruturas operacionais que cobrem os demais turnos.

- Função - corresponde ao tipo de estrutura onde as diversas áreas desempenham funções específicas, com objetivos específicos, mas que se complementam na consecução dos objetivos organizacionais. É o caso da estrutura de topo da maioria das organizações, que contempla as seguintes áreas, por exemplo: Marketing, Produção, Finanças, Recursos Humanos.
Fonte: Matéria da pós-gradução em Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário