Gestão de Marketing

A gestão é a estrutura em funcionamento. O marketing pode ser entendido como a prática da empresa identificar e analisar as necessidades e desejos dos consumidores.

O problema central da gestão consiste em (i) dividir o trabalho em unidades logicamente encadeadas, de acordo com as características e objetivos da organização e (ii) integrar o esforço coletivo de modo a obter o melhor resultado possível.

Assim, desde a criação da divisão vertical do trabalho (vide acima), o trabalho humano divide-se em trabalho técnico e o trabalho gerencial.


Através do trabalho técnico, as pessoas obtêm resultados diretamente, através de seu próprio esforço e através do trabalho gerencial os resultados são obtidos indiretamente, através dos esforços dos outros. Portanto a diferenciação não está no trabalho, mas na sua finalidade. Um professor ministra uma aula sobre motivação: é trabalho técnico; um gerente realiza uma palestra sobre motivação com sua equipe: é trabalho gerencial.

O gestor tem à sua disposição recursos humanos, financeiros, técnicos e materiais para o cumprimento de sua missão na organização.

As funções gerenciais clássicas compreendem:

- Planejamento: sua característica básica é a tentativa de ter-se algum tipo de controle sobre o futuro. Dentro do planejamento estão atividades como elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, orçamentação e a definição de políticas e procedimentos.

- Organização: nesta função estão as atividades de definição da estrutura (organograma), a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades, as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

- Direção: esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.

- Controle: esta função está intimamente associada com o Planejamento. Enquanto no planejamento definem-se os objetivos a serem alcançados, cabe ao Controle o estabelecimento de padrões de desempenho, a manutenção de registros de processos e resultados alcançados, a avaliação de resultados e o estabelecimento das medidas corretivas necessárias (Administração Profissional, Louis A. Allen).
Fonte: Matéria da pós graduação em Marketing

Embora o conjunto de funções acima seja verdadeiro, na prática é insuficiente para garantir uma adequada gestão de marketing. O Controle, principal ferramenta de feedback do processo organizacional, é insuficiente como instrumento de gestão. Seu alcance está limitado às variáveis internas. Ele pode explicar apenas indiretamente o que se passa no ambiente externo.
Fonte: Matéria da Pós-Graduação em Marketing

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