Pesquisa Eleitoral - Quantitativa X Qualitativa

No mundo globalizado e competitivo em que vivemos, nada é feito sem uma pesquisa preliminar.


Para Kuntz (2006, p. 103), “a pesquisa é o principal instrumento à disposição de um candidato para a elaboração de suas estratégias de campanha”. De nada adianta ter uma equipe bem qualificada, inteligente e outras qualidades, se o candidato não puder contar, como ponto de partida, com informações confiáveis.

A partir de uma Pesquisa Eleitoral, avalia-se o perfil de um eleitorado, com intuito de disponibilizar ao cliente dados sobre suas preferências, demandas, atitudes e aspirações. Uma pesquisa eleitoral possui amplo campo de aplicação. Esse tipo de pesquisa é extremamente útil para traçar estratégias de campanhas, mas também para informar o eleitorado sobre a aceitação, rejeição e/ou posição dos candidatos em uma determinada eleição. Seus resultados auxiliam na tomada de decisões políticas, pois o conhecimento oriundo desta prevê o retrato do pensamento e das ambições de determinado eleitorado dentro de um cenário político específico.


Pesquisa Quantitativa

O uso de pesquisas qualitativas nas campanhas eleitorais vem crescendo a cada eleição.

A pesquisa de mercado quantitativa é um método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas. Normalmente implica a construção de inquéritos por questionário. Normalmente são contactadas muitas pessoas. Os marketeiros usam a informação assim obtida para desenhar estratégias e planos de marketing.

Em pesquisas quantitativas os resultados obtidos são indicadores numéricos, o que possibilita análises estatísticas. Tais resultados refletem a realidade do universo em questão e são expressos por meio de números absolutos, proporções ou taxas. A primeira razão para se conduzir uma Pesquisa Quantitativa é descobrir quantas pessoas de uma determinada população compartilham uma característica ou um grupo de características. A Pesquisa Quantitativa, também chamada de Pesquisa Fechada, é apropriada para medir tanto opiniões, atitudes, preferências como comportamentos. Todo esse processo exige rígidos procedimentos internos de controle que visam garantir a eficiência no levantamento de campo e a fidedignidade dos resultados. A pesquisa quantitativa busca a apuração das opiniões claras e conscientes emitidas pelos entrevistados, possibilitando a elaboração de tabelas, gráficos e cruzamentos com os dados obtidos. Para tanto, utiliza-se questionários estruturados e amostras definidas estatisticamente, já que são elas que irão representar as tendências, opiniões e expectativas de determinado universo estudado. As questões devem ser diretas e facilmente quantificáveis e a amostra deve ser grande o suficiente para possibilitar uma análise estatística confiável.

Pesquisa Qualitativa

As pesquisas qualitativas são importantes para fornecer subsídios e formular hipóteses que poderiam (ou não) justificar ou apontar causas para decisões, conceitos, simpatias ou rejeição do eleitorado em relação às lideranças políticas e candidatos.

Com a pesquisa Qualitativa busca-se, através de Grupo de Discussão ou Grupo Focal, investigar pontos de vista com maior profundidade, fornecendo informações de cunho subjetivo. A Pesquisa Qualitativa, também chamada de Pesquisa Aberta, revela áreas de consenso, tanto positivo quanto negativo, nos padrões de respostas. Ela também determina quais ideias geram uma forte reação emocional. Além disso, é especialmente útil em situações que envolvem o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas ideias. No entanto, a Pesquisa Qualitativa não possibilita amostras do tamanho da Quantitativa, nem a apresentação de dados em forma de tabelas ou gráficos. Desta forma, a Pesquisa Qualitativa costuma ser seguida de um estudo quantitativo. Depois de descobrir porque uma pessoa poderia comprar ou responder de determinada forma, é relativamente fácil contar quantas pessoas pensam da mesma forma, através da Pesquisa Quantitativa. Tal investigação possibilita uma percepção detalhada de como determinado grupo social avalia um produto, conceito, ideia ou organização.

Para realizá-la dispomos de uma ampla Sala de Espelho, com estrutura completa para pesquisa com grupos de discussão.

A diferença básica entre pesquisa Qualitativa e a pesquisa Quantitativa é que a primeira representa uma hipótese, com 50% de possibilidade de que seja verdadeira e expresse o sentimento ou razões de uma sociedade ou do universo geral dos eleitores. Os outros 50% de chance da hipótese não representar a realidade, ou seja, qualquer hipótese ou conclusão neste tipo de pesquisa pode tanto ser verdadeira como ser falsa.

Já as pesquisas quantitativas, como usam amostras maiores e que representam proporcional, matemática e estatisticamente o universo ou a população pesquisada, asseguram informações com muito maiores índices de previsão de erro que variam de acordo com o tamanho das amostras.
Contéudo de Marketing Político

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!

Beleza&Vida disse...

Qual pesquisa é determinante para saber se alguém é a preferencia popular para ser candidato a um cargo politico? Obrigado!

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