Brasileiros estão cada vez mais conectados a Internet

Cada vez mais as pessoas estão conectadas afirma Heuert neste trabalho
Por Jair Heuert
Parte 1.2 - Internautas ativos 

O número de brasileiros que já acessaram a internet mais que dobrou no período que vai de 2005 a 2009, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados pelo IBGE, relata que 67,9 milhões de pessoas declararam ter usado a internet, em comparação a 55,9 milhões em 2008 e 31,9 milhões em 2005.(PNAD, 2010). 

Segundo o Ibope Nielsen Online, o Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet. (Agência Estado / G1, 2009). Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet, 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet. Os usuários ativos que acessam a Internet regularmente cresceram 13,2%, atingindo 41,7 milhões de pessoas. Somado às pessoas que possuem acesso no trabalho, o número salta para 51,8 milhões. 38% das pessoas acessam à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. (Leonardo Antonioli, 2010 et. in al) 

Diversas pesquisas comprovam que mais de 80% dos usuários que acessam a internet no Brasil fazem parte de alguma rede de relacionamento tendo acesso em casa, no trabalho, em lan-houses ou telecentros. O brasileiro é o povo que passa mais tempo conectado. É o 2° no YouTube, gmail, e Twitter. E o primeiro no Orkut e no MSN. Os brasileiros terão a chance de discutir melhor sobre seus representantes e dar suas opiniões, conhecer melhor os seus projetos, pesquisar e propor. Os candidatos devem estar preparados para ouvir e reagir de forma estratégica. Cerca de 56% das pessoas afirmam que só concretizaram um negócio após pesquisar na internet, na política não será diferente. (Telles,2009) 

Cerca de 50% destes são extremamente ativos. De acordo com um levantamento realizado pelo Ibope Nielsen Online no Brasil são 27,5 milhões de pessoas que acessam regularmente a Internet de casa, número que sobe para 36,4 milhões se considerados também os acesso do trabalho (jul/2009). O acesso diário a web 38% da população; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente. (Telles,2009). 

O tempo médio de navegação do brasileiro é superior aos demais países, obtendo uma excelente marca na liderança mundial. Em julho de 2009, o tempo foi de 48 horas e 26 minutos, considerando apenas a navegação em sites. O tempo sobe para 71h30m se considerar o uso de aplicativos on-line das redes sociais em geral. (Carpanez, 2009) 

Crescimento das vendas online: o e-commerce é um dos mercados mais promissores no Brasil e tem sua elevada importância econômica, que podemos verificar que no primeiro semestre de 2008, as compras on-line somaram R$ 3,8 bilhões representando 45% superior mais do que igual período de 2007. (Luca, 2008). O comércio eletrônico com o embalo das vendas de final de ano e fechou 2010 com R$ 15 bilhões de faturamento, um crescimento nominal 40% maior em relação a 2009, quando o canal faturou R$ 10,6 bilhões em vendas de bens de consumo pelas lojas virtuais em todo Brasil. O potencial de crescimento do país no varejo online é tão expressivo que chega a superar o mercado norte-americano. (ADNEWS, 2010). 

A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV (Galligaris, 2008). 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços (NIC.br 2007). Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online (Ibope, 2009). São 60 milhões de computadores em uso, segundo a FGV, devendo chegar a 100 milhões em 2012. 

A web se popularizou excessivamente fazendo que todos partidos e a maioria dos políticos possuem "home pages", blogs estão inseridos nas redes sociais nos quais divulgam seus programas de governo, dados dos candidatos, fotos, músicas da campanha, agenda de compromissos e notícias sobre o pleito.

ANTONIOLI, Leonardo, Estatísticas, dado e projeções atuais sobre a Internet no Brasil.
ANEWS, 2010. Comércio Eletrônico deve faturar R$ 2,2 bilhões no Natal de 2010.
CAPNEZ, Juliana. Internet brasileira cresce 10% e chega a 36,4 milhões de usuários, São Paulo-SP.
TELLES, André. A revolução das mídias sociais. Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas. 2010 – São Paulo-SP. Editora M.Books

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