Brasil produz cada dia mais lixo

Dados são alarmantes no que se refere aos cuidados com o meio ambiente.

Os tempos mudaram! Maior poder de consumo, melhor qualidade de vida, mudança de hábitos e escolha por determinados produtos. Tudo isso implica em maior produção de lixo. 

Conforme o estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz diariamente 1,22 quilos de lixo.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), responsável pela coleta, informa que, todo mês, são recolhidas das ruas da capital algo em torno de 35 mil toneladas de lixo comum e 2,8 mil toneladas de lixo reciclável. 

O crescimento a cada ano tem sido notado pelos catadores do órgão, que atribuem o fato, primeiramente, ao aumento da população. No entanto, elemento curioso sinaliza para outros motivos, com a mudança de comportamento e o maior poder de consumo: “a produção de lixo reciclável tem crescido muito mais”.

A maior produção de papelão, plástico, vidro, lata, alumínio e outros resíduos recicláveis indicam alteração no consumo das pessoas, com o passar do tempo. 

Independente da classe social, todos tem prezado por produtos da mesma espécie, o que gera certa uniformidade comportamental. Refrigerantes, comidas prontas e enlatados em geral, por exemplo, já não são mais limitados ao poder de compra de uma determinada classe. 

Como podemos mudar essa realidade?

Foto: Jair Heuert
Texto: Dados levantados do Jornal O Hoje de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário