Jair Heuert participa do 2°
Congresso Internacional de Comunicação, Informação e Marketing.
O Fórum Marketing Político reuniu
os profissionais como o professor da Universidade Federal de Goiás Luiz
Signates, Mário Rodrigues Filho, da empresa de pesquisa política Grupom e o
jornalista político Vassil Oliveira. O evento foi realizado nos dias 28 e 29
junho realizado no Centro de Eventos da UFG.
O marketing político é um
encontro profundo com o eleitorado, é o momento em que os interesses se
encontram. Neste campo há dois tipos de marketing: O Eleitoral e o
Governamental (administração pública, após a eleição).
Vassil: " De marketeiro o mercado está saturado." |
Vassil Oliveira considera que
está faltando no mercado o operador de campanha, aquele que faz as coisas
acontecerem. “De marketeiro o mercado está saturado. Não tem quem reproduza na
prática do que foi produzido na teoria. O marketeiro só define a estratégia e
deixa nas mãos do operador de campanha, que pode ou não fazer um bom trabalho”,
avaliou.
Muitos acham ter condições e
capacidade de ser um marketeiro, mas que o maior marketeiro é o próprio
político.
O marketing político não é manipulação do eleitorado. “A pesquisa
serve para modificar intenções, motivações dos políticos”, salientou Mario.
Campanhas amadoras existem? Há
uma quantidade enorme de políticos que fazem campanhas extremamente amadoras.
Para
professor Signates alegou que o processo de profissionalização do marketing
político em Goiás começou no Governo Marconi. “Não basta ter uma boa imagem, é
preciso querer ser político e investir no profissional”, analisou Signates.
A frase “O homem completo é o
homem político", do filósofo grego Aristóteles, foi um dos temas
discutidos, quando chegou-se à conclusão de que a cidadania completa está na
política. Por isso, na época de Aristóteles, mulheres, escravos, negros, não
eram tido como cidadãos, já que não participavam da política.
Prof. Signates: "Precisa investir no profissional" |
Hoje há uma participação
homogênea no processo eleitoral, mas os condutores do fórum acreditam que o
descrédito com os políticos pode fazer fracassar o processo democrático,
desenvolvendo na população o sentimento de que há a necessidade de um ditador,
que moralize tudo.
Assim, uma das conclusões
chegadas é de que há uma grande necessidade de que, tanto os políticos, quanto
as pessoas que fazem marketing político devem ter um grande embasamento em
teorias da Comunicação e Sociologia, cuja principal marca é a ética.
Asscom do Jair Heuert
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