Criação de Peixes - Um “Pré-Sal” escondido no Brasil

Heuert fala da importância da criação de peixes
Por Jair Heuert


Peixe é um ótimo negócio, tanto pra quem vende quanto para quem compra.

A criação de peixes é um verdadeiro “pré-sal” escondido no Brasil, podendo ser um dos maiores produtores de pescado do mundo, trazendo vantagens em termos econômicos, com distribuição de renda, preservando o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade.

Peixe é um ótimo negócio?

O consumo mundial de peixe hoje é de 16 quilos ao ano por pessoa. O brasileiro consome apenas 6,8 quilos de pescado por ano, enquanto as projeções futuras das Organizações Nações Unidas (ONU) a recomendam que cheguem a 22,5 quilos. Estamos muito abaixo da média do consumo mundial e longe da recomendação, só comparando com a liderança da carne bovina no Brasil que chega a 38 quilos por habitantes ano.

Quando voltamos os olhares para nosso estado de Goiás é perceptível o nosso potencial nessa atividade devido às condições favoráveis para a criação de peixes devido a abundancia de água em represas artificiais, um relevo favorável para construção de açudes, diversas espécies nativas e um clima favorável e além de estar próximo aos grandes centros consumidores de peixe de água doce.

As iniciativas ainda são insuficientes para suprir as necessidades deste setor. O estimulo do governamental é principio do sucesso para Goiás com participação do Ministério da Pesca e Aquicultura, das universidades, da Embrapa e da iniciativa privada.

Os benefícios serão para todos, dos profissionais que dependem destas atividades, para o varejo, para os consumidores que terão pescado de boa qualidade o ano todo. Além da importância da criação de peixes, políticas públicas podem ser intensificadas na geração e promoção da pesca esportiva que sempre envolve uma série de serviços relacionados ao setor turístico.

Jair Heuert
Engenheiro Agrônomo
Twitter: @JairHeuert

Nenhum comentário:

Postar um comentário