Perfil do usuário brasileiro no Twitter

Por Jair Heuert 

Parte 1.4- Jornalismo

Recentemente foi divulgada uma pesquisa feita com 3268 usuários de Twitter no Brasil, feita com o objetivo de mapear o perfil desse público. 

A pesquisa revelou que as pessoas que aderiram ao Twitter são predominantemente usuários avançados da Web, 59% possuem blogs, passa em média 46 horas por semana acessando a rede.

É um público jovem, 65% têm entre 21 e 30 anos, e qualificado: 80% estão estudando, tem diploma universitário ou pós. A metade ganha entre R$ 1.000 e R$ 5 mil e 29% ganha entre R$ 5 e R$ 10 mil. A maioria (65%) está na região Sudeste do país. (Adolescentes ainda não adotaram massivamente o serviço.) O uso com a ferramenta em termos de hábitos de navegação, 9 a cada 10 responderam que se mantêm informados pelo Twitter. 79% disse usar o serviço para compartilhar links e informações, 70% compartilha opiniões e aproximadamente 50% fala o que pensa ou conversa com outros usuários. Quase todos (97%) disseram já ter clicado em links em mensagens do Twitter, 84% disse responder todas ou quase todas às passaram (retuitar) conteúdo relevante. (Talk, 2009).

O Twitter é considerado por esses usuários como uma fonte segura de informações, sendo que cerca 87% disseram que confia nas opiniões de outros participantes do serviço. Aproximadamente 8 em cada 10 usuários disse já ter dado e aceitado dicas e a maioria já usou as mensagens recebidas para fazer posts em blogs ou repassar por comunicadores instantâneos (72%). 84% disse acreditar que o Twitter aproxima as pessoas. Utilização corporativa é uma das características relevantes sendo que 79% disseram que segue ou já seguiu perfis de empresas, agências de notícias ou campanhas publicitárias. (Talk, 2009).

Pesquisas revelam que usuário do twitter tem uma média de idade de 39 anos, o que demonstra claro aumento na faixa etária dos usuários de 39 anos, (Telles, 2009, o que revela o aumento a faixa etária dos usuários das mídias sociais em todo mundo). As mídias sociais e as redes sociais deixaram de ser uma brincadeira de adolescentes para fazer do dia a dia dos usuários de internet no mundo.

TELLES, André. A revolução das mídias sociais. Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas. 2010 – São Paulo-SP. Editora M.Books

Um comentário:

Anônimo disse...

legal

Postar um comentário