A interatividade tem alterado os padrões da comunicação tradicional.

A comunicação é uma via de dois sentidos, emissor e receptor, mas a comunicação de massa ocorre num sentido único. 

Com o surgimento da mídia interativa, o receptor pode refazer a mensagem e devolvê-la ao emissor.

Desta forma podemos levantar a hipótese de que o surgimento da mídia interativa substitui a mídia de massa? Esta interatividade ainda é incipiente? Ela provoca mudanças no processo de comunicação?

A internet há pouco tempo atrás era considerada, por muitos, algo intangível assim como o computador, mas com  a sua crescente popularização, hoje é notório que o computador se tornou uma ferramenta do cotidiano e consequentemente o potencial da internet está sustentado na habilidade de superar barreiras que impediam o acesso a uma massa de informação para consumidores comuns e torna a Internet um ambiente capaz de esparzir informações.

Com toda modernização da internet, em curto prazo não irá substituir a mídia de massa. A mídia num passado recente era capaz de interferir nos rumos de um país, seja ele politicamente, economicamente e divulgando informações relevantes de forma distorcidas de acordo com interesses. É o caso dos países do oriente médio e do norte da África que as redes de televisão divulgam conforme o interesse do ditador. A população conseguiu se organizar os protestos e as manifestações através das redes sociais.

A interatividade tem alterado os padrões da comunicação tradicional. Hoje nos programas jornalísticos, esportivos e de entreterimento, percebemos a palavra internauta aparecem várias vezes durante a programação. Isso denota que os telespectadores ou ouvintes interagem com as mídias de massa provocando alterações no conteúdo do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário