Redes Sociais em Campanhas Eleitorais

Em palestra, o governador Marconi Perillo fala da estratégia que o levou à vitória.

Quase um ano depois de eleito, o governador Marconi Perillo falou hoje da estratégia política que sua equipe utilizou na campanha de 2010. 

Na abertura da Conferência de Marketing Político e Comunicação Governamental, realizada durante toda a tarde desta sexta-feira no auditório da Acieg, Marconi disse que a comunicação com eleitores por intermédio das redes sociais foi fundamental para o sucesso alcançado na eleição.

O governador reconheceu ter se inspirado na campanha do presidente dos USA, Barack Obama, ao adotar uma estratégia que privilegiasse o debate pelas redes sociais. Alertou, porém, que nem todos os candidatos tiveram a percepção do alcance deste tipo de comunicação. “O exemplo de Obama contaminou as expectativas dos candidatos em toda a parte, mas poucos perceberam a importância do novo processo de comunicação. A maioria entrou por obrigação”, declarou.

Dentre as estratégias de comunicação digital utilizadas na campanha de 2010, o governador destacou a TV Marconi, uma experiência inédita no Brasil. “Era a transparência total a cada minuto das caminhadas, passeatas e contato direto com o eleitor”. Destacou ter sido esta a parte mais visível da campanha e a que mais expunha a popularidade do candidato. “Ninguém teria coragem de sair ao vivo pelas ruas se não tivesse confiança no apoio ou no mínimo da admiração popular”, salientou.

Ele recordou que mais de 20 mil formadores de opinião foram envolvidos na campanha por meio do debate através do twitter, por onde fez anúncios importantes e manteve contato permanente com a imprensa. Disse que até hoje utiliza a rede social para noticiar medidas urgentes e interagir com sua equipe e a população.
No Facebook, durante o período eleitoral, o candidato amealhou mais de 2.500 amigos. No Orkut, foram mais de mil e nas redes menos acessadas outros três mil seguidores. A experiência virtual transformou-se numa cartilha que hoje é seguida por todos os auxiliares. “Orientei meu secretariado para que torne o governo transparente e dê satisfação pública de seus atos através das redes sociais”, declarou.

Demonstrando sua sintonia com a modernidade apresentada pelo mundo digital, o governador lembrou que está implantando a Banda Larga Popular, distribuindo mais de hum milhão de equipamentos de informática; iniciando a construção de um pólo tecnológico e partindo para a construção de uma inédita rede social governamental. “Será um meio efervescente de debate, transparência, prestação de contas e interação com a sociedade”, disse.
Fonte: Equipe do www.marconiperillo.com 

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