O marketing pode ser entendido como a prática da empresa identificar e analisar as necessidades e desejos dos consumidores. A partir disso, adotar políticas e procedimentos para melhor satisfazer essas necessidades e desejos de modo que os consumidores objetivados percebam um diferencial positivo de valor em relação aos seus competidores naquele mercado.
Dentre as inúmeras definições de marketing preferimos começar com a nossa, acima transcrita: ela tem como vantagem a sua aplicabilidade. Muitas definições encontradas no mercado são muito bonitas, até pomposas, mas não se traduzem em algo prático, concreto.
Assim, vamos começar por “dissecar” o conceito.
- Empresa: o conceito de empresa é aqui usado no seu sentido original, mais amplo. Neste sentido, entende se empresa como uma iniciativa, com um escopo e um objetivo definidos, envolvendo um grau variado de risco.

- Desejos: os desejos são particulares. Eles representam a forma como as pessoas buscam satisfazer suas necessidades. A necessidade de vestir-se é universal, mas as formas como as pessoas se vestem dependem de fatores como fantasias, idade, sexo, cultura, religião e preconceitos, por exemplo. Transformar necessidades em desejos é um dos principais desafios do marketing na exploração de novas oportunidades de negócios. Por outro lado, desejos que não estão embasados em necessidades são fugazes e não se constituem em bases permanentes para a realização de negócios.
- Políticas: são as normas e diretrizes estabelecidas para orientar as decisões e atitudes das pessoas envolvidas no empreendimento. Constituem-se também em instrumentos poderosos para difundir os valores básicos compartilhados pela organização e esperados de seus colaboradores (definir cultura organizacional).
- Procedimentos: são as instruções detalhadas das atividades da empresa. Servem de guia para a formalização, aprendizado e execução de ações que devem ser padronizadas. Vão desde as instruções para preenchimento de um formulário até um check-list para atendimento em um Serviço de Atendimento ao Consumidor.
As políticas estão para os gestores (dirigentes, gerentes etc.) assim como os procedimentos estão para os executores.
Embora a formalização dos procedimentos seja útil, pode levar à burocratização, onde o preenchimento correto de um formulário passa a ser mais importante que o atendimento ao cliente, por exemplo.
- Consumidores objetivados: como o foco do empreendimento são as necessidades e desejos de pessoas e as pessoas têm necessidades e desejos diferentes, cada empresa em particular precisa definir que grupo (ou grupos) de consumidores vai ser o alvo de sua proposta. Mesmo que a empresa tenha como objetivo atingir o mercado como um todo, deve compreender que cada agrupamento humano em particular tem suas peculiaridades e, portanto, deve ser tratado de forma particular. Daí deriva o conceito de segmentação.
- Valor: não tem a ver com o preço ou o custo; é - na realidade - uma relação de custo/benefício feita pelo consumidor no ato da compra, nem sempre conscientemente. A relação do quanto ela ou ele despende na aquisição do produto comparada com o grau de satisfação esperado com a aquisição do mesmo. Se essa relação resulta positiva, o consumidor terá uma noção de que valeu o esforço a realização da compra. Na prática, em qualquer situação devemos fazer uma comparação entre esforço e resultado.
Qual o esforço exigido? Qual o resultado esperado?
- Mercado: todo e qualquer mercado é composto de pessoas. Assim, o mercado de pet food não considera os cães e gatos como o mercado, mas seus proprietários; o mercado de autopeças não é para os carros usados, mas para seus proprietários.
Em uma definição mais ampla, mercado é o locus onde se encontram a oferta e a demanda, tendo como conseqüência a formação de preços. Em uma definição mais restrita, do ponto de vista de cada empresa em particular, pode-se definir o mercado como um conjunto de pessoas com o conhecimento, necessidades ou desejos, com poder de decisão e recursos para adquirir um determinado produto.
Fonte: Conteúdo da Especialização de Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário