Manter os filhos longe das drogas

Sabemos que o fator família influencia no futuro do jovem. A família precisa estar presente no dia a dia do seu filho.

"Os estudantes que tinham mais diálogo com os pais eram os que menos aceitavam minhas ofertas", relata um ex- viciado que estimulava o consumo. Converse com seus filhos sobre o universo das drogas. Os jovens têm curiosidade pelo que é desconhecido.

Não fale do assunto em tom de bronca ou sermão: Converse sobre o assunto naturalmente e conte que os efeitos são enganosos e podem prejudicá-los. Mostre que você é o melhor amigo do seu filho.


Estimule a auto-estima do seu filho. Se ele souber que substâncias tóxicas são capazes de prejudicar a aparência do seu corpo, o amor-próprio e a vaidade podem afastá-lo das drogas. Também é importante incentivá-lo a praticar algum esporte.

Fique atento ao comportamento e às companhias dele. As drogas tornam os jovens mais agressivos e arredios. Por isso, fique atento às companhias do seu filho. Se possível, conheça os pais dos colegas dele.

Preste atenção no namoro. Muitos jovens entram nas drogas influenciados pelo namorado(a). Ao conversar sobre o assunto, oriente seu filho a escolher uma pessoa do bem. Diga a ele para fazer a seguinte reflexão: "Meu parceiro quer o meu bem?". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário