O conceito de cauda longa é uma das grandes revoluções da internet.
Por Jair Heuert
Podemos definir Cauda Longa, como a transformação do mercado de massa, dominado por poucos, para uma grande pulverização de oportunidades e diversificação de nichos diferentes de mercados provocados pela internet.
Na teoria da Cauda Longa afirma que a nossa cultura está mudando o foco de um pequeno numero de “hits” (produtos que vendem muito no grande mercado) no topo da curva de demanda, para um grande número de nichos na cauda.
As transações on-line facilitaram a comercialização, a rede de distribuição simplesmente foi aproveitada os correios. Antes era necessário massificar produtos em um único formato e tamanho para consumidores. O exemplo de hoje, um livro possui vários formatos, podendo até ser até digital. Os problemas de espaço nas prateleiras e os gargalos de distribuição de produtos e serviços segmentados podem ser economicamente tão atrativos quanto produto de massa.
É possível perceber que a teoria prega o crescimento de nichos: mais produtos e escolhas para grupos menores de consumidores. Com o surgimento das lojas virtuais e como exemplo podemos citar as livrarias on-line e os seus imensos catálogos, os consumidores passaram a ter acesso a uma infinidade de alternativas, chamado mercado de nichos, formado por segmentos pouco explorado e principalmente pouco conhecido.
O principal problema que as lojas físicas possuem, é a dificuldade de atrair o público local, pois vendem somente aos consumidores da região, dessa forma, a saída encontrada foi o lançamento de grandes sucessos, como já dizemos: os hits.
Jair Heuert é Engenheiro, Jornalista e Especialista em Marketing.
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