Marketing Eleitoral


Podemos definir o Marketing Eleitoral como um conjunto de atividades realizadas em épocas eleitorais, de modo organizado e planejado, para captar o maior número possível de votos para um determinado político, com o intuito de torná-lo vitorioso na competição eleitoral.

Segundo Carlos Manhanelli (2004, p. 14), ele tem como alvo àqueles (cidadãos) que terão de ser convencidos a votar neste ou naquele candidato.

Ronald Kuntz (2006, p. 19-20) afirma que o 
Marketing Eleitoral é o marketing da conquista, que reúne a força e a convicção obstinada da paixão com a astúcia, o planejamento e a estratégia de guerra. [...]. [Ele é vibrante e seria afoito se não fossem as pesquisas, dado seu objetivo em curto prazo e imediatismo. [...] E você conquista eleitores do mesmo jeito que conquista as pessoas que você considera importantes na sua vida pessoal ou no seu projeto profissional: adaptando o que pensa, acha importante ou quer àquilo que as pessoas querem.

Para Vaz (2003, p. 186), Marketing Eleitoral é a aplicação das técnicas de marketing ao processo de disputa por cargos eletivos. É uma área de cruzamento do Marketing Político com o Marketing Pessoal, dado o alto grau de personalização de uma campanha, quando a imagem da pessoa do candidato se torna tão ou mais marcante do que as ideias que defende Assentado no uso do bom senso, na busca da informação e na obsessão de comunicar melhor, o Marketing Eleitoral busca caminhos e estratégias diferenciais que possibilitam tornar um candidato melhor do que o seu concorrente. 

O que é Marketing Eleitoral x Marketing Político?

Tendo em vista que o período eleitoral é curto, “cada dia em que não se detectou um nova oportunidade, um erro no discurso do adversário, que possamos explorar, ou não se teve nenhuma nova ideia, nem se aprendeu algo, que possa ser utilizado amanhã, foi um dia perdido.” (KUNTZ, 2006)

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