Planejamento Estratégico de uma Campanha Eleitoral


As estratégias de marketing estão presentes em nosso dia a dia.

O planejamento é o pai da estratégia e o marco zero da transição do sonho para a realidade: o exato momento em que o plano ou a aspiração se transforma em decisão. 

É a planta arquitetônica que detalha os espaços, o território, a vizinhança e a topografia para ocupação do terreno sobre o qual se edificará a obra. O ponto de partida para qualquer tipo de empreendimento. Ronald A. Kuntz (2006)


As estratégias de marketing estão presentes em nosso dia a dia, pois cada vez que você articula uma estratégia para ser bem-visto ou benquisto por um grupo, ou para conquistar um cliente, uma amizade ou um amor, pratica o marketing.

Você passa a analisar as pessoas ou o grupo: seus comportamentos, o que gostam ou não, o que pensam, como são e vivem, para, então, poder adaptar suas atitudes para preencher expectativas, ser aceito ou aumentar suas chances de êxito. Colocar os interesses dos seus alvos acima dos seus, é a essência do Marketing. 

O Novo Dicionário da Língua Portuguesa define estratégia como “a arte de aplicar os meios disponíveis com vistas à consecução de objetivos. Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos”.

Manhanelli (1988, p. 15) define estratégias ligadas ao Marketing Político como sendo a arte de interpretar ações com o intuito de destacar um nome, suas qualidades junto aos eleitores da forma mais clara e definitiva possível, levando, nessas ações, informações de conteúdo que façam o eleitorado assimilá-los com o objetivo de, no primeiro instante, eleger o dono do nome a um cargo eletivo e, posteriormente, alimentar esse conceito e defendê-lo.

Ainda para Manhanelli (1988, p.16), “as estratégias dividem-se em inicial, avaliação da campanha, previsão, planejamento, finanças, plataforma, recursos humanos, e objetivam amenizar ataques sofridos, atacar e prever contra-ataques, destacar-se nos órgãos informativos, posicionar-se perante problemas atuais, alianças, imagem pós-eleitoral, composições pós-eleitorais e todas as ações que demandem um retorno esperado”.

Uma campanha eleitoral sem direcionamento, sem um eixo de referência, sem metas e objetivos, é transformada em uma nau sem rumo, com ações feitas na base do improviso. A campanha vira um exercício de experimentalismo, de acerto e erro, um jogo de azar, totalmente imprevisível, em que a sorte é que determinará a vitória ou a derrota.

Para melhor compreensão do Planejamento Estratégico da Campanha Eleitoral, precisamos ter uma noção sobre: o Composto Mercadológico do Marketing Político, fazendo uma comparação entre as quatro estratégias de Marketing Empresarial, conhecidas como os 4 Ps (Produto, Preço, Ponto de Distribuição e Promoção), a administração de uma campanha, a montagem do organograma e o cronograma da campanha e, por fim, a escolha da plataforma.

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