Jornalismo digital influencia o jornalismo tradicional. Afirmar Heuert |
Por Jair Heuert
Com a rapidez na transmissão das informações através da rede, os
jornais impressos passaram a ser mais analíticos. Além disso, o webjornalismo,
como a nova categoria jornalística passou a ser chamada, ganhou características
próprias, únicas para a produção e divulgação de notícias em rede.
Um dos elementos mais marcantes do texto digitalizado em rede e o hipertexto.
Pierre Levy (2001) prega que a web realiza progressivamente a unificação de
todos os textos em um único hipertexto, a fusão de todos os autores em um único
autor coletivo, múltiplo e contraditório. Ele garante que não existe apenas um único
texto: o humano.
No mundo digital da internet, mais especificamente na WWW, os
textos ganharam uma nova e definitiva característica: a ausência de uma existência
física, de uma localização espacial. Não ha mais um texto discernível,
individualizável, palpável. Na internet, qualquer "lugar" e diretamente
acessível a partir de qualquer outro. (FURTADO,2005)
A falta de linearidade desse tipo de texto permite, por exemplo,
que o leitor escolhe que caminho quer percorrer ou que informações que pretende
obter, garantir uma maior interatividade com o produtor de conteúdo que, neste
caso, é o jornalista. "O hipertexto permite ao utilizador definir os percursos
de leitura em função dos seus interesses pessoais pelo que a redação da noticia
deve ter em conta esse fator", garante o pesquisador João Canavilas
(2007). Ele argumenta que, "tal como aconteceu nos meios tradicionais, o
desenvolvimento do webjornalismo também está umbilicalmente ligado aos
processos de aperfeiçoamento da sua difusão".
Marcondes Filho (2002) acredita que o termo “jornalismo” vai se tornando
cada vez mais incerto e que sob as novas condições, "a prática de produzir
e divulgar notícias, operando sob o principio da rapidez, da redução e racionalização
lingüística, da volatilidade, não deixa de recolocar velhos problemas: ate que
ponto notícias produzidas em ritmo de alta velocidade ainda são mais confiáveis".
Ou seja, ate que ponto o que e publicado na Internet pode garantir
credibilidade, uma vez que qualquer um pode ter acesso as técnicas de produção
e edição de informações?
No entanto, ele pondera que, na Internet, tem ganhado terreno
qualidades de saber administrar, reunir, classificar as demandas do leitor e compatibilizá-las
com as tarefas do jornalista. E certo que a Internet induz incontornável a
novas formas de jornalismo. Mas criar ou experimentar essas formas não e fazê-lo
à toa, como se o futuro nada tivesse a ver com o passado. A maneira mais
simples ate de se familiarizar com o novo meio e transpor para ele as formas tradicionais
e depois, e só depois, começar a experimentar. (FIDALGO, 2004)
A internet consolidou-se como uma nova e poderosa mídia e acabou
por influenciar a técnica e a forma dos jornais impressos. O desenvolvimento e
popularização dos recursos da Internet levaram a que os jornais, mesmo os que
não contam com uma versão eletrônica, utilizem-se, por exemplo, do correio
eletrônico para interagir com seus leitores. Isso sem falar na influencia na
programação visual e na formatação dos textos e a ampla utilização de ícones e
infográficos. Existe cada vez mais hoje em dia uma confluência, uma articulação
e uma complementação entre versões eletrônicas e impressas dos jornais.
(FURTADO, 2005)
Jair Heuert é Engenheiro, Jornalista e Especialista em Marketing
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