Jornalismo digital - As suas transformações

Jornalismo digital influencia o jornalismo tradicional. Afirmar Heuert
O desenvolvimento da Internet como mídia mudou ainda o perfil dos jornais impressos.

Por Jair Heuert

Com a rapidez na transmissão das informações através da rede, os jornais impressos passaram a ser mais analíticos. Além disso, o webjornalismo, como a nova categoria jornalística passou a ser chamada, ganhou características próprias, únicas para a produção e divulgação de notícias em rede.

Um dos elementos mais marcantes do texto digitalizado em rede e o hipertexto. Pierre Levy (2001) prega que a web realiza progressivamente a unificação de todos os textos em um único hipertexto, a fusão de todos os autores em um único autor coletivo, múltiplo e contraditório. Ele garante que não existe apenas um único texto: o humano.

No mundo digital da internet, mais especificamente na WWW, os textos ganharam uma nova e definitiva característica: a ausência de uma existência física, de uma localização espacial. Não ha mais um texto discernível, individualizável, palpável. Na internet, qualquer "lugar" e diretamente acessível a partir de qualquer outro. (FURTADO,2005)

A falta de linearidade desse tipo de texto permite, por exemplo, que o leitor escolhe que caminho quer percorrer ou que informações que pretende obter, garantir uma maior interatividade com o produtor de conteúdo que, neste caso, é o jornalista. "O hipertexto permite ao utilizador definir os percursos de leitura em função dos seus interesses pessoais pelo que a redação da noticia deve ter em conta esse fator", garante o pesquisador João Canavilas (2007). Ele argumenta que, "tal como aconteceu nos meios tradicionais, o desenvolvimento do webjornalismo também está umbilicalmente ligado aos processos de aperfeiçoamento da sua difusão".

Marcondes Filho (2002) acredita que o termo “jornalismo” vai se tornando cada vez mais incerto e que sob as novas condições, "a prática de produzir e divulgar notícias, operando sob o principio da rapidez, da redução e racionalização lingüística, da volatilidade, não deixa de recolocar velhos problemas: ate que ponto notícias produzidas em ritmo de alta velocidade ainda são mais confiáveis". Ou seja, ate que ponto o que e publicado na Internet pode garantir credibilidade, uma vez que qualquer um pode ter acesso as técnicas de produção e edição de informações? 

No entanto, ele pondera que, na Internet, tem ganhado terreno qualidades de saber administrar, reunir, classificar as demandas do leitor e compatibilizá-las com as tarefas do jornalista. E certo que a Internet induz incontornável a novas formas de jornalismo. Mas criar ou experimentar essas formas não e fazê-lo à toa, como se o futuro nada tivesse a ver com o passado. A maneira mais simples ate de se familiarizar com o novo meio e transpor para ele as formas tradicionais e depois, e só depois, começar a experimentar. (FIDALGO, 2004)

A internet consolidou-se como uma nova e poderosa mídia e acabou por influenciar a técnica e a forma dos jornais impressos. O desenvolvimento e popularização dos recursos da Internet levaram a que os jornais, mesmo os que não contam com uma versão eletrônica, utilizem-se, por exemplo, do correio eletrônico para interagir com seus leitores. Isso sem falar na influencia na programação visual e na formatação dos textos e a ampla utilização de ícones e infográficos. Existe cada vez mais hoje em dia uma confluência, uma articulação e uma complementação entre versões eletrônicas e impressas dos jornais. (FURTADO, 2005)

Jair Heuert é Engenheiro, Jornalista e Especialista em Marketing 

Nenhum comentário:

Postar um comentário