Apesar do uso do Marketing na espera política ser mais difundido e explorado no Brasil a partir da década de 1990, as estratégias de Marketing Político e Eleitoral vem sendo utilizados desde tempos remotos, sendo alvo de reflexão de diversos pensadores, como veremos a seguir, ao se referirem ao Rei e sua posição diante de seus súditos durante o seu reinado (Marketing Político).
No Brasil, todos os candidatos a Presidente da República utilizaram-se de diversas ferramentas do Marketing eleitoral para conquistarem os votos de seus Eleitores. No capítulo 2 referente ao Planejamento de Campanha Eleitoral, veremos uma síntese das estratégias utilizadas.
Na época de Maquiavel (1469-1527), as estratégias de Marketing Político pareciam inúteis, visto que o poder dos reis era imposto pela força dos exércitos e pela religião que moldava os comportamentos. Entretanto, ele “viu que um rei também precisava fazer com que as pessoas gostassem dele, que se sentissem seguras em seu reinado, minimizando conflitos internos, eliminando as ociosidades, para que o poder se fortalecesse sem que o rei se preocupasse tanto com invasões externas”. Em outras palavras, emprego e segurança, as grandes preocupações atuais.
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