Jornalismo Político na Web

Parte 2.0 - Na última década a internet vem assumindo um papel cada vez mais importante na política e no processo eleitoral. 

Por Jair Heuert

A chegada de Barack Obama à presidência dos EUA em 2008, coroa o uso política da rede e das mídias sociais e provavelmente será o evento identificado como início de uma nova era para as campanhas eleitorais. Isso de maneira alguma sinaliza que a TV tenha deixado de ser importante da noite para o dia.

As novas mídias sociais e o uso de ferramentas que permitem comunicação em duas mãos e organização descentralizada não podem mais ser ignorados no planejamento das campanhas. (Graeff, 2009)

O peso da internet pode variar bastante conforme o tipo de eleição, nacional ou local e o cargo pretendido, além de especificidades legais (o voto ser obrigatório ou não, haver financiamento públicos de campanhas). A grande mudança nessa nova era não tem a ver só com o uso das mídias sociais pelos candidatos; tem a ver com o uso dessas novas mídias pelos cidadãos. (Graeff, 2009)

A expressão “mídias sociais” é difícil de explicar seu significado evolui na velocidade das inovações trazidas pela internet. Apesar de aparecer freqüentemente relacionado a redes sociais como o Orkut , o conceito de mídias sociais é mais abrangente. Quando falamos aqui em mídias sociais, estamos falando em mídias que permitam comunicação “de muitos para muitos”, e a criação (individual ou colaborativa), o compartilhamento e a distribuição de conteúdo – textos, imagens vídeos – em uma ou mais plataformas (como internet e celulares). 

São mídias que não só convidam ao envolvimento e participação, mas tornam- se melhores com isso. Os exemplos mais notáveis desses novos tipos de mídias são os blogs, sites de compartilhamentos de conteúdo, como o YouTube e a Wikipédia, e as próprias redes sociais. (Graeff, 2009).

Jair Heuert é Engenheiro, Jornalista e especialista em Marketing

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