Redes sociais servem como pauta para os veículos jornalísticos |
Por Jair Heuert
Parte 1.5 - Redes sociais como fonte e pauta para o jornalismo
O conteúdo
que circula nas redes sociais, como no Twitter, pode, coletivamente, servir de
fonte ou pauta para o jornalismo político.
Recuero (2009) sistematiza três
relações possíveis entre jornalismo e redes sociais: as redes sociais podem
atuar como fontes produtoras de informação, como filtros de informação, ou
ainda como espaços de reverberação dessas informações.
Assim, para a autora, a
rede social será ponto de partida para uma notícia quando uma discussão surgida
na rede acaba recebendo atenção da mídia. Isso ocorre, por exemplo, quando
acontecimentos que tomam lugar em sites de
redes sociais servem como pauta para os veículos jornalísticos, ainda que não haja
intencionalidade por parte dos envolvidos em virar notícia.
Neste sentido as
redes sociais desempenham a função de circulação da notícia, sendo capazes de
gerar mobilizações e conversações que podem ser de interesse jornalístico na
medida em que essas discussões refletem anseios dos próprios grupos sociais”
(RECUERO, 2009).
O próprio
Twitter pode por vezes servir como ponto de partida para notícias, como quando
frases ditas por políticos ou celebridades na ferramenta servem de pauta para a
produção de notícias em um determinado veículo. Alguns estudos já buscaram
apontar anteriormente essa relação. Ao analisarem um caso específico de uso do
Twitter como pauta pelo jornalismo, Vieira & Cervi (2010, p. 12) concluem
que “As redes sociais não foram usadas para gerar uma cobertura jornalística
diferente da convencional nesse caso”.
Apesar do potencial de utilizar o
Twitter para dar voz a uma multiplicidade
de vozes, o que os autores observaram “Foi a reprodução das práticas e rotinas de
produção da notícia, porém, agora, sem a necessidade de fazer perguntas antes de
obter as respostas” (VIEIRA & CERVI, 2010, p. 12). Já o trabalho de Lopes
(2010), por sua vez, procurou identificar as menções ao Twitter no período de
uma semana na versão impressa do jornal Folha de S.Paulo. A autora identificou
30 menções em 13 matérias no período, tendo classificado seis como tendo o
Twitter como assunto principal, quatro como tweets que viraram notícia e três
como declarações de fontes via Twitter.
A utilização
de redes sociais como o Twitter como fonte para o jornalismo torna visível a
relação de complementaridade entre diferentes níveis midiáticos, conforme se
discute na próxima seção do artigo.
Jair Heuert é Engenheiro, jornalista e pós graduado em Marketing
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