Democratização do conhecimento

Com a informatização e as facilidades que a mesma proporciona para nossas vidas.

Por Jair Heuert

E certo que podemos afirmar que a nova configuração dos meios de comunicação tenha afetado profundamente a forma de fazer e receber informações de interesse público embora não tenha causado, ainda, uma grande ruptura.

Numa analogia simples com as ciências naturais, podemos dizer que todas essas transformações seriam a ponta do iceberg de um grande bloco de gelo, que teria se esprendido no continente antártico e estaria no oceano para uma direção ainda desconhecida. Poderia parecer estranho sugerir que esses inventos, que invadiram nossas casas, representam uma espécie de revolução da comunicação, um conjunto de rápidas transformações tecnológicas únicas na historia da humanidade.

Cada um desses veículos aumentou as oportunidades totais diárias do uso da linguagem por parte dos cidadãos medianos. Assim, a acumulação desses inventos na historia recente provocou uma aceleração dramática na velocidade do comportamento comunicativo da maioria das pessoas da sociedade ocidental; trata-se de uma transformação fundamental, cujo impacto ainda não foi perfeitamente apreciado. (DEFLEUR, 1971)

Teorias a parte, o que vemos na pratica e a possibilidade de qualquer pessoa com um mínimo de instrução de escrever uma informação e disponibilizá-la para milhões de pessoas através da Internet. Isso permitiu uma maior democratização sobre o que e lido e sobre o que e produzido. Alem disso, gerou diversas discussões sobre o que e relevante ou não para a opinião publica. E por fim, tirou dos meios de comunicação de massa a centralidade do poder no que tange o controle do fluxo informacional. 

Pierre Levy (1999) espera que essas mudanças tragam mais fôlego para a democracia. "Colocar a inteligência coletiva no posto do comando é escolher de novo a democracia, re atualizá-la por meio da exploração das potencialidades mais positivas dos novos sistemas de comunicação” (LEVY, 1999). Ele argumenta que "o nervo do ciberespaço não e o consumo de informações ou serviços interativos, mas a participação em um processo social de inteligência coletiva.

Jair Heuert é Jornalista, Engenheiro e Pós Graduado em Marketing

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