Continuação do artigo "Blogs: informação com
mediação"
Por Jair Heuert
Os blogs tem um alto nível de mediação do dialogo. Um comentário que não agrada o autor de determinado blog poderia ou não ser publicado, de acordo com as vontades de seu dono.
Se, por um lado, isso garante uma maior autenticidade para o criador do blog, por outro, temos uma blogosfera praticamente formada por opiniões moderadas ou filtradas, o que não e interessante para a democracia plena no ciberespaço. Levy (1999) lembra que as comunidades virtuais, fóruns eletrônicos ou newsgroups são freqüentemente moderados por responsáveis que filtram as contribuições de acordo com sua qualidade ou pertinência.
Ao mesmo tempo em que temos blogs trazendo assuntos relevantes para o interesse publico e que esses mesmos assuntos não estavam sendo contemplados pelas mídias analógicas, temos uma rede de canais criada por pessoas que, em sua maioria, só querem debater aquilo que for ao encontro aos seus interesses individuais.
Nas condições atuais, as técnicas de informação são principalmente utilizadas por um punhado de atores em função de seus objetivos particulares (...) O que e transmitido a maioria da humanidade e, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde. Isso tanto e grave porque, nas condições atuais da vida econômica e social, a informação constitui um dado essencial e imprescindível. (SANTOS, 2000)
Observa-se ainda que, com os blogs, os usuários possuem uma maior reciprocidade da comunicação, uma vez que e o próprio usuário que escreve as informações em sua pagina e que, em contrapartida, ele pode receber comentários de outros usuários, criando uma rede de relacionamentos que passou a ser chamada de blogosfera. Foram exatamente com os blogs que os internautas passaram de fato a expressar livremente suas idéias e opiniões, compartilhando-as com outros usuários.
Jair Heuert é Blogueiro, jornalista, engenheiro e pós graduado em Marketing Político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário