O público dessas redes digitais esta cada vez mais consciente das idéias democráticas.
As redes sociais permitiram, a priori, reunir pessoas em torno de interesses em comum formando grupos virtuais bastante atuantes. O exemplo disso são os fóruns permanentes de discussão na Internet e as redes (reais) de solidariedade, instituídas no ambiente virtual.
Esse tipo de organização social, embora sem presença física, foi de extrema importância para a consolidação de diversos valores típicos da pós modernidade. O público dessas redes digitais esta cada vez mais consciente das idéias democráticas, da transparência e da responsabilidade. Esses internautas estão aproveitando, a todo momento, os pequenos espaços e estão avançando. Nem todas as cruzadas são de interesse publico, mas algumas campanhas na web parecem estar surtindo bons resultados. (MARQUES, 2009)
A tecnologia oferecida pela combinação entre computador e acesso a internet se consolidou como portão de acesso a experiências únicas de comunicação. O computador deixou de ser uma maquina de registro e de processamento para se tornar uma maquina de comunicação, uma representação simbólica da transformação de uma sociedade industrial para uma sociedade emergente calcada pelos novos tipos de relações sociais. Para Pierre Levy (1999), "as realidades virtuais compartilhadas, que podem fazer comunicar milhares ou mesmo milhões de pessoas, devem ser consideradas como dispositivos de comunicação 'todos-todos', típicos da cibercultura".
Milton Santos (2008) argumenta que a sociedade instala uma tecnosfera, dependente da ciência e da tecnologia, ao mesmo tempo em que se lançam as bases de uma psicosfera, resultado de um novo comportamento social, típico do meio técnico-científico informacional.
O meio geográfico atual, graças ao seu conteúdo em técnica e ciência, condiciona os novos comportamentos humanos, e estes, por sua vez, aceleram a necessidade de utilização de recursos técnicos, que constituem a base operacional de novos automatismos sociais. Tecnosfera e Psicosfera são os dois pilares com os quais o meio técnico - cientifico introduz a racionalidade no próprio conteúdo do território. (SANTOS, 2008)
Por Jair Heuert
Nenhum comentário:
Postar um comentário