Conscientização sobre Segurança Alimentar e Combate ao Desperdício

 O primeiro passo é aumentar o comprometimento e a educação da população.

Por Jair Heuert

O Dia Mundial da Alimentação, sempre é lembrado no dia 16 de outubro de cada ano, onde ocorrem inúmeros eventos pelo país que levam a conscientização sobre alimentação de qualidade e como diminuir os desperdícios.

Os brasileiros desperdiçam 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano. Diante desses dados penso que precisamos focar essa conscientização, para evitar tantos desperdícios que começam ocorrer desde a colheita até a chegada ao consumidor. Porém o foco primordial que pretendo chegar está ligada, em alertar a população sobre o desperdício constante na manipulação alimentar e as perdas dos valores nutricionais pelas más condições de armazenamento.

Aposto em projetos que levam informações através de oficinas, seminários e palestras, em locais públicos, escolas e comunidades, durante a semana que comemoramos o dia mundial da alimentação. A ocorrencia do desperdício e da alimentação inadequada ocorre pela falta de oportunidade de receber essas informações.

Diante de vários trabalhos de divulgação feitas para aumentar o consumo de peixes realizadas por meio de políticas públicas, levaram a conscientização que essa carne é mais saudável do que a carne bovina e é rica em omega 3. Embora o preço seja ainda um pouco elevado devido da pouca oferta de carne peixe.

Uma alimentação saudável e balanceada elevam a qualidade de vida.
Com desperdícios Zero, poderemos diminuir a fome no mundo.

Jair Heuert é Engenheiro Agrônomo e Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário