As possibilidades trazidas pelos meios digitais de comunicação puseram em cheque parte dos conceitos construídos para definir a Indústria Cultural e outras teorias clássicas da comunicação. Na indústria cultural, quanto mais anônimo e o público, mais existe a possibilidade de ser cooptado. Característica marcante da indústria cultural e que suas mensagens possuem uma lógica de produção e distribuição semelhantes as demais mercadorias no sistema capitalista. (ORTEGA y GASSET, 2002)
O termo interatividade em geral, segundo Pierre Levy (1999), serve para ressaltar o beneficiário de uma transação de informação. O grau de interatividade dentro de uma transação pode, segundo ele, ser medido ou avaliado. O grau de interatividade de uma mídia ou de um dispositivo de comunicação pode ser medido em eixos bem diferentes, dos quais possibilitem de apropriação e de personalização da mensagem recebida, seja qual for a natureza dessa mensagem, a reciprocidade da comunicação ocorre no dispositivo comunicacional "um-um" ou "todos todos". A virtualidade enfatiza a mensagem em tempo real em função de um modelo e de dados de entrada; implicando a imagem dos participantes nas mensagens e a tele presença. (LEVY, 1999).
Jair Heuert é Jornalista, Engenheiro e Pós Graduado em Marketing
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