Consciência Política - Qual o papel essencial da política?

O papel da política, bem como o do Estado, é mediar os interesses da coletividade. A proposta de uma sociedade politicamente organizada nem sempre existiu. A raça humana vivia em um modelo definido por alguns estudiosos como “estado de natureza”. 

Neste ambiente, o desenvolvimento humano era improvável, já que imperava um tipo de lei da selva, com todo tipo de violência. Alguém pode dizer: “As barbáries existem até hoje.” Sim. Não há como discordar. Mas tente imaginar um mundo sem polícia, justiça, leis, regras sociais, direitos etc.

No caso da ideia de uma sociedade politicamente organizada, as normas de convivência são estabelecidas como uma ferramenta que, em tese, deve proteger os cidadãos, inibir os abusos e punir transgressores.

A geração dos hebreus que saíram do Egito e não entraram na terra prometida, seu quadro social nos indica certa similaridade com o “estado de natureza”. O que se tem observado é que, historicamente, uma cultura não costuma se transformar da noite para o dia. Às vezes, uma ou várias gerações são necessárias para que isso ocorra. Josué e Calebe testemunharam essa verdadeira transformação e choque cultural durante os 40 anos em que, junto com os filhos de Israel, estiveram no deserto. E mesmo depois, já em Canaã, as mudanças culturais continuaram a acontecer! O avanço cultural inerente apenas à raça humana é dinâmico, nunca cessa.

No caso dos hebreus, eles foram obrigados a repensar seus conceitos para que continuassem existindo e conquistando, a fim de se estabelecer como nação. 

É claro que Deus estava determinado a levar seu projeto de nação adiante, e ainda está, porque nunca desiste de Seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário