Repensando a Educação Brasileira

Por Jair Heuert
Será que os pais se preocupam com a qualidade da escola dos seus filhos?
Na mais pura verdade, os pais acham (em sua maioria) que a escola de seus filhos é muito melhor do que ela realmente é.
Desse jeito não podemos esperar uma mobilização da sociedade em prol da educação, enquanto houver esse engano.
Claro, na escola particular, os pais se preocupam com a qualidade do ensino, pois valor da mensalidade sai todo mês do bolso.
Escola publica, não sai de graça! Na verdade já foi pago pelos nossos impostos.
É direito de todo cidadão saber a qualidade da escola. O índice que identifica é o IDEB. Mas ele não fica visível. Diante disso não haverá nenhuma mobilização por parte da sociedade, enquanto parecer que tudo está bem na escola.
Na minha concepção. O que importa é aquilo que o aluno aprende. Não há uma igualdade de ensino na sala de aula. Nesse contexto, terá mais facilidade o aluno que tiver uma família estruturada? Sem dúvida!
Precisamos encarar o problema e encontrar maneira para resolvê-los.
·         80% dos mestres afirmam que o baixo rendimento no aprendizado é decorrente do meio em que aluno vive.
·         85% do professores apontam que as razões do insucesso na escola são o desinteresse e a falta de esforço do aluno.
Nosso sistema educacional não sabe como ensiná-los. Não tem um estimulo vigoroso, capaz promover o interesse do próprio aluno pelo assunto abordado na sala de aula.
O Brasil deu um saldo econômico grande, nesses últimos anos, puxado pela alta nos preços das commodities, mas em algum momento teremos de encarar a realidade: um país não pode ser melhor, mais rico e mais bem preparado do que as pessoas que o compõem.

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