Marketing Político - Você precisa saber!

Figueiredo (2004) define Marketing Político “como um conjunto de técnicas e procedimentos que têm como objetivos adequar um(a) candidato(a) ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando-o diferente de seus adversários (obviamente melhor do que eles)”.

O Marketing Político é uma estratégia permanente de aproximação do partido e do candidato com o cidadão em geral, enquanto que o eleitoral é uma estratégia voltada para o eleitor, com o objetivo de fazer o partido ou o candidato vencer uma determinada eleição (GOMES, 2000, p.27). 


(...) O Marketing Político é um instrumento que pode dar notoriedade à ideologia partidária, servindo para pesquisar as necessidades do cidadão e revitalizar o partido, para contribuir com o debate entre líderes políticos e sindicais sobre as posturas do partido, para programar atividades de debate junto à sociedade civil.

Segundo Rego (1985:23), “o Marketing Político é um esforço planejado para se cultivar a atenção, o interesse e a preferência de um mercado de eleitores, é o caminho seguro para o sucesso de quem deseja vencer na política”.

Tomazeli (1988:14) diz que o Marketing Político é aplicado na conduta de qualquer pessoa que deseja desenvolver uma estratégia para “vender-se bem”, em qualquer atividade. Ainda em 1988, Tomazeli (1988:7) acrescentaria que Marketing.

Político é o estudo de todas as variáveis que envolvem o mercado eleitoral, e que se constitui na ferramenta indispensável para a viabilização de uma prática política.

O atual processo de Marketing Político, no Brasil, apresenta as seguintes características e ações.

• Verifica-se qual o perfil do eleitor que representa a maior parcela da população naquelas campanhas que adotaram as diretrizes do Marketing Político.

• O candidato planeja comportar-se e dizer aquilo que os eleitores desejam.

• O candidato troca de partido a fim de garantir a eficiência de sua carreira política e satisfazer seus interesses econômicos e políticos, ou seja, o importante é ser eleito para continuar recebendo os benefícios de detentor de cargo eletivo.

• Há pouca fidelidade partidária.

• A maioria dos partidos não apresenta uma ideologia própria, sendo dependente da imagem do político, e a propaganda institucional dos partidos é realizada no horário eleitoral gratuito.

• Em alguns locais, ainda há amadorismo daqueles candidatos que baseiam sua campanha em seus pressupostos acerca do que os eleitores desejam, apresentando desconhecimento da moderna concepção de Marketing Político. Há aqueles que utilizam o Marketing Político na sua concepção moderna e há aqueles que se baseiam na intuição.
Origem do Texto: Pós Graduação em Marketing Político

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