Consciência Ambiental - Muito papo e pouca ação!

Por Jair Heuert
Uma realidade que se espalha por todos lados: Fala-se muito e pratica-se pouco.

Li numa matéria jornalistica que os alemães, consideram a preservação da natureza um dos tópicos mais importantes da vida, logo após o mercado de trabalho e a economia do país.

Aquecimento Global diminui produção agrícola?

Segundo a pesquisa realizada pela Agência Federal de Meio Ambiente da Alemanha mostrou que há uma ligação distante entre a consciência e as práticas ambientais dos cidadãos.

Na consulta, 85% dos entrevistados concordam que deveriam adotar fontes de energia renováveis em lugar das fósseis. Entretanto, o percentual de consumidores que optaram por algum desses sistemas, como painéis solares, aumentou apenas de 3% para 8% entre 2008 e 2010. Também é desejo da maioria (índice acima de 70%) que a Alemanha assuma papel de liderança na política internacional do clima.

Essa é minha preocupação pessoal, pois nos bancos acadêmicos, apreendemos a Europa como referencia no assunto de orgânicos e conservação do meio ambiente. Mas eles não praticam o sistema plantio direto? É muito usado no Brasil que consiste em não remover o solo e realizando a semeadura na palha, evitando assim a erosão.

Jair Heuert é Engenheiro Agrônomo.

Um comentário:

samara disse...

È isso ai seu Jair essa semana tive o desprazer de ouvir um comentário do jornalista Alexandre GArcia dizendo que o Aquecimento Global é uma das piores idiotices já dita pelo homem e que isso não mexiste, acredita numa coisa dessas.

Postar um comentário