Sua liberdade de escolha está em Jogo

A constituição pode tirar dos brasileiros o direito de votar diretamente em seus representantes nas eleições para Poder Legislativo.

Um fantasma ronda a Comissão de Reforma Politica. Com a eminencia de anexar uma proposta da emenda à constituição (PEC) com uma proposição de assustar os brasileiros: tirar dos brasileiros o direito, previsto na constituição, de votar diretamente em seus candidatos para deputados federal, estadual e vereadores. De acordo com a proposta, contida em um texto de apenas duas páginas, o atual sistema de eleições para esses cargos sem substituído pela chamada “voto em lista fechada”. 

Neste modelo de lista fechada propriamente dita, prevê que o executivo dos partidos criem listas de representantes para disputar as eleições para legislativo. Quem você acha que ocupará o primeiro posto? Caso o quinto na lista, na teoria seria o que mais conquistou votos para legenda terá condições de ocupar o 1º lugar?

O brasileiro não está acostumado a votar em partido, mas sim no nome do candidato. Exemplo claro que nem ligamos para qual partido ele pertence. Há exemplos de eleitores que vota no deputado estadual de oposição, federal de situação, um senador centrista, outro senador de oposição, governador de 3º via, presidente de situação.

O dia da votação o eleitor escolheriam a legenda e não a pessoa.

Sua liberdade de escolha está em jogo e nem percebemos!

Direto da redação
Por Jair Heuert

Um comentário:

fernando disse...

Isso, no Brasil, não tem a menor condição de dar certo!
Com certeza, se o legislativo aprovar essa emenda e a presidente não fizer nada pra impedir, o povo vai se mobilizar.
Isto é um absurdo!

Postar um comentário