Violência em Goiânia

Os crescentes índices de casos de homicídios na capital reflete a insegurança.

O fato é que a violência e a criminalidade estão presentes em bairros centrais, considerados nobres e nos periféricos, mais humildes. É democrática e tem no uso e no tráfico de drogas sua principal causa. A indústria de drogas ilícitas movimenta mundialmente cerca de 400 bilhões de dólares por ano, cerca de 8% do comércio internacional em um ano. 

O uso indiscriminado do crack, droga derivada da pasta-base da cocaína, com alto poder destrutivo e de dependência, fez com que índices de violência e de criminalidade explodissem nos grandes centros do País. Em pouco mais de cinco anos, a droga foi interiorizada e hoje está presente em todos os municípios brasileiros. 

Rixas entre traficantes, a disputa de território e a execução de usuários que devem a traficantes são as principais causas dos assassinatos na capital, chegando a 80% das motivações dos homicídios registrados este ano. 

Ação governamental é saída - O crime na capital goiana está ligado à ociosidade da juventude. Esta característica ganha reforço na falta de integração entre as políticas públicas voltadas à segurança e as dedicadas a outras áreas, como educação, lazer, cultura e saúde.
Fonte: Dados de diversas fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário