Drogas na Adolescência e os reflexos na juventude.

A entrada cada vez mais precoce dos adolescentes nas drogas tem uma grande preocupação. 

O fato se agrava devido a falta de um bom contato e diálogo com seus pais, encontram nas amizades e lugares que freqüentam, o acesso fácil ao uso de drogas.

A fase da adolescência é onde o adolescente passa por muitos desafios, acontecem diversos processos de desenvolvimentos e descobertas, onde passam por intensos conflitos existenciais, sentimentos duvidosos, instabilidade emocional e o futuro parece estar tão distante que é capaz de o indivíduo pensar que tudo que possa fazer será incerto para seu futuro.


Nesse estágio de comportamentos intensos e conturbados, tornam o jovem vulnerável psicologicamente e fáceis de serem abatidos, a partir daí começa a prepotência do adolescente de achar que já descobriu seu autoconhecimento e do mundo em que o cerca.

São nessas situações que onde a frustração os acompanha quase diariamente, nisso podem transformar em problemas extremamente sério que podem levar para o resto de suas vidas.

Esta fase muito tumultuada acarreta a diversas preocupações, como a iniciativa de substâncias psicoativas, o uso de drogas é um caso muito sério mesmo, onde preocupa não somente a família do usuário e os pais dos adolescentes, mas toda a sociedade, pois, envolvem diversos fatores culturais, políticas, sociais e econômicas.

Muito preocupante, afinal, estamos falando de crianças de 10-12 anos, para a sociedade é revoltante isso é um absurdo, elas estão começando cada vez mais cedo esse envolvimento com álcool e drogas.

Fatores associados ao uso
Na maioria das vezes, o uso de drogas facilita uma interação maior com outros adolescentes, ninguém gosta de ser excluído do círculo de amizades por ser o diferente dos outros e muitos são influenciados a essa condição de experimentar o uso inicial da droga.

Por isso, o adolescente torna o vínculo com seu grupo de amigos muito forte, passando a idéia de que somente eles se entendem e ninguém mais pode ajudar como se fosse uma identificação com seu próprio “eu”, tornando as atitudes do grupo uma forma de serem livres e ter a falsa ideia de felicidade.

O apoio da família ao adolescente é fundamental, pois mesmo com a desconfiança de uso de droga, deve-se manter cuidado com esse assunto para não gerar maiores problemas. A desaprovação deve ter medidas controladas com determinados níveis para que não seja um impacto para o adolescente sem causar revolta.
Saiba esse assunto é sério e deve ser mantido sempre em análise pela sua família com acompanhamento de um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário