Relações de Poder e suas definições.

Poder pode ser conceituado como a capacidade de fazer que os demais façam o que queremos (Bertrand Russell). Considerando que liderança se difere do conceito de poder.  

Formas de poder (Norberto Bobbio)

Poder econômico - Aquele que possui bens econômicos induz aqueles que não possuem tais bens a agirem conforme seu desejo.
Poder ideológico - Aquele que domina determinadas ideias influencia as condutas dos demais.
Poder político - Aquele que detém os meios de coerção social (força física e direito) controla a sociedade.

Estado

Conceito - É a instituição política, dirigida por um governo soberano, que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física em determinado território, subordinando os membros da sociedade (Max Weber)

Função

Visão liberal - Mediar os conflitos entre os grupos sociais para evitar a desagregação da sociedade e preservar os interesses do bem comum. (John Locke e Jean-Jacques Rousseau)

Visão marxista - Interferir nas lutas entre as classes sociais de modo parcial para garantir o domínio da classe dominante (Karl Marx e Friedrich Engels).

Sociedade Civil e Estado

Imagem meramente ilustrativa
Na linguagem política contemporânea, sociedade civil e Estado são vistos como opostos. A sociedade civil seria o campo das relações que se desenvolvem fora do poder do Estado. E o Estado é a instituição que exerce o poder coercitivo por intermédio de suas funções no Executivo, no Legislativo e no Judiciário.

Os partidos políticos são apontados como intermediários entre o Estado e a sociedade civil. Caberia a eles levar as aspirações da sociedade civil ao conhecimento do Estado.

As relações entre a sociedade civil e o Estado pode tender para um esquema fechado, caraterizado pelo autoritarismo e pela opressão, ou para um esquema aberto, marcado pela participação.

Regimes políticos

Conceito - Modos como o Estado se relaciona com a sociedade civil.

Tipos

Democracia O Estado democrático permite a participação política do povo através de eleições, plebiscitos, referendos e manifestações, a divisão funcional do poder político entre Executivo, Legislativo e Judiciário e a vigência do Estado de Direito, no qual o poder é exercido nos limites da lei.

Ditadura No Estado ditatorial não há participação popular nas decisões políticas, o poder concentra-se nas mãos de um único governante ou de um órgão colegiado e inexiste Estado de Direito.

Foto: Jair Heuert

Nenhum comentário:

Postar um comentário