Simpósio Cidadão em Goiânia

Debate sobre a utilização dos atuais meios de comunicação para reivindicação de direitos.

Após padronização do formato dos simpósios da instituição, a Fundação Republicana Brasileira realizou, na tarde do último sábado, dia 13, o primeiro Simpósio Cidadão, em Goiânia (GO). Com o tema “Atuais meios de reivindicação – Formas de protesto e efetivação dos direitos individuais e coletivos na Era Digital”, o especialista em Marketing e Comunicação Anderson Alves interagiu e esclareceu dúvidas dos cerca de 130 participantes.

Diversas autoridades estiveram presentes, no auditório cedido pela faculdade Estácio de Sá, entre elas o vice-presidente da FRB e deputado distrital, Evandro Garla; o coordenador do PRB Juventude de Goiás, Jair Heuert; o superintendente da Pesca e Aquicultura, Paulo Roberto Pereira; o consultor político, Marcos Marinho; Secretario Estadual, Jeferson Rodrigues; Vereador Joãozinho Guimarães de Goiânia;  Secretário de Gestão de Pessoas de Goiânia, Rogério Cruz; Vereador Jesus França Ferreira de Niquelândia; Vereador Emílio Alves de Senador Canedo; Secretário de Governo de Santo Antônio de Goiás, Górjeas Brito;   Líder Clayton Melo de Itauçu, Rafael Meireles, o Coordenador do PRB Juventude Goiânia; Marlos Luz, Vice coordenador do PRB Juventude, vários coordenadores municipais do PRB Juventude e líderes.

A principal questão levantada pelo palestrante foi a compreensão do impacto da tecnologia na sociedade atual e de que forma ela pode ser utilizada de maneira efetiva na busca por direitos. “Hoje todos nós podemos ser um pouco jornalistas. Podemos, por exemplo, fotografar com o celular e descrever problemas do cotidiano”, disse.

Para Alves é importante estabelecer uma conduta sólida e positiva no relacionamento pessoal e virtual. “O mundo virtual tem regras que são tão ou mais importantes que as do mundo real, e devem ser obedecidas para alcançar o sucesso. Eu diria que a moeda do século XXI é a reputação”, enfatizou.

Garla falou sobre sua experiência como ouvidor na Câmara Legislativa do DF e a importância de reivindicar por direitos. “Reclamações sobre o transporte público no DF, por exemplo, não são novidade. Mas após a mobilização de aproximadamente 300 moradores de uma cidade, por e-mail, telefone e presencialmente foi realizada uma intervenção do governo para melhorar a situação”, destacou.

Por Mariana Maciel e Suellen Siqueira
Fotos:  Maycon Douglas e Douglas Gomes

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