Reforma Política


Jair Heuert participou do comitê lançado pela OAB-GO

A OAB-GO se reuniu com outras 30 instituições da sociedade civil nesta segunda-feira (8) para instalar o Comitê da Reforma Política. 

De acordo com Jair Heuert, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir a proposta apresentada à sociedade, que propõe mudanças no financiamento de campanha e no formato das eleições proporcionais, além de propor maior fidelidade partidária e maior participação popular na gestão pública.


Para vereador ou deputado a proposta é definida como dois turnos: No primeiro turno de votação, os eleitores votarão em favor de siglas representativas dos partidos ou coligações partidárias. 

Serão considerados eleitos os candidatos mais votados no segundo turno, por ordem decrescente do número de votos, de forma a se completar a totalidade das vagas destinadas a cada partido ou coligação.

Quais as perguntas que ficam no ar?

Agora precisamos ficar atento a este tipo projeto que pode prejudicar partido em crescimento e favorecer os grandes partidos. Outra questão: O eleitor é acostumado a votar no candidato (a) e não no partido. Será que vai funcionar? Quem vai buscar o voto para o partido terá garantia pela na vaga na disputa?

Texto e foto:  Assessoria do Jair Heuert

Nenhum comentário:

Postar um comentário