Brasil pode ser Líder em Energia Limpa

Energia limpa e renovável – fonte de vida
"Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade". Albert Einstein

Energia é fonte de vida, e seu fornecimento eficiente a cada cidadão do planeta é obrigação de todos. A utilização de energia renovável não poluente, a bioenergia, é um dos vetores de alavancagem mais importantes para o sucesso dessa era que se inicia.

A maior parte do consumo mundial de energia é proveniente dos combustíveis fósseis, principais causadores do aquecimento global e do efeito estufa. A era do petróleo irá acabar, não por falta de petróleo, mas pela preservação da civilização humana em um planeta sadio, com a natureza em equilíbrio.

Não é mais possível continuar com a queima de enormes quantidades de combustíveis fósseis, sob a égide do crescimento econômico. Deve-se frear o crescimento econômico desequilibrado e desigual e optar pelo desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentável.

Cabe ao próprio ser humano encontrar alternativas energéticas que devem substituir o petróleo, e matrizes energéticas mais limpas estão, ainda que lentamente, sendo implementadas em diversos países, com o crescente uso de combustíveis renováveis.

O Brasil é um modelo de liderança visionária no processo de crescimento e desenvolvimento sustentável do seu setor energético. Detentor de uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, o país deve assumir uma posição de liderança nesta nova era de sustentabilidade, com ações locais e globais em prol da expansão do uso de energias renováveis, por meio do etanol e do biodiesel como commodities mundiais, produzidos de uma forma ambiental e socialmente correta.

Apesar de enormes desigualdades sociais e de problemas nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e preservação de recursos naturais, o país contribui enormemente com o mundo, ao demonstrar o que deve ser feito para diminuir as desigualdades sociais, preservar e continuar de forma perene a vida no planeta Terra, ao construir uma matriz energética lastreada fortemente em fontes renováveis, processo em que o etanol e o biodiesel, combustíveis renováveis e limpos, ocupam lugar de destaque.

O Brasil reúne o maior número de vantagens comparativas para liderar a agricultura de energia, a agroenergia, ao transformar energia solar em combustível líquido. Tem o domínio tecnológico sobre a cana-de-açúcar, a melhor planta para produzir açúcar, etanol e eletricidade de forma competitiva e sustentável, tem vasta disponibilidade de terras agricultáveis, água em abundância, clima tropical propício ao cultivo e mão de obra ávida por trabalho. Todos esses fatores, em conjunto com estratégias e ações bem planejadas, são instrumentos capazes de moldar o futuro e conduzir o país ao papel de líder mundial em programas de energia renovável não poluente.

Em épocas de crises agudas e profundas, como a que assolou os mercados financeiros mundiais ao final de 2008, enxergar as vantagens de investir na preservação da natureza, e em particular na produção de agroenergia, é a parcela de contribuição de verdadeiros líderes visionários, agentes sociais provenientes de setores públicos e privados, que irá permitir às gerações futuras usufruir de uma melhor qualidade de vida e auxiliar na solução de parte de um dos maiores desafios coletivos mundiais, o aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário