Cavalo do Zorro está escondido em Belo Horizonte

Justiça brasileira apura suposta importação ilegal do animal

Uma estrela internacional do cinema está escondida em Belo Horizonte. Trata-se do cavalo que participou dos filmes A Máscara do Zorro e a Lenda de Zorro, do diretor Martin Campbell. Na ficção, o lendário animal, amigo fiel e inseparável do herói mascarado, é conhecido como “Tornado”. Mas, na vida real, seu nome é Wizard MLF.

De acordo com seus atuais cuidadores, o garanhão é da raça Friesian, de origem holandesa, que é robusto, mas tem um temperamento dócil.

- É uma raça de cavalos de cor negra, com pelos compridos nas pernas. É como se fosse de estimação, obediente e carinhoso.

O jornal Hoje em Dia teve acesso ao animal, mas não pode divulgar o local onde Wizard MLF está abrigado porque corre sob segredo de Justiça o processo que apura a importação ilegal do animal. Fotos também estão proibidas, segundo os cuidadores, que não quiseram divulgar os nomes.

Segundo eles, a documentação do animal está sendo regularizada. Por enquanto, informações como datas de nascimento, importação e apreensão não podem ser divulgadas. O mesmo acontece com a identidade do proprietário e do importador.

Avaliado em R$ 1 milhão, “Tornado” chegou ao Brasil por meio de uma importação ilegal. Inicialmente, o comprador manteve o animal no Estado do Rio Grande do Sul. Apresentado como um “cavalo de cinema”, participou de várias exposições e concursos, no Brasil e no exterior. E conquistou inúmeras premiações, como Campeão Americano da Raça, Grande Campeão Classe Aberta - Garanhões, Campeão Sul-Americano 2008 e Grande Campeão da Expointer 2008, entre outros.

O sêmen do animal era comercializado por cerca de R$ 2.500. “Tornado” é pai da atual campeã americana do concurso da raça.

A fama e a fortuna proporcionadas pelo “cavalo do Zorro” chamaram a atenção da Receita Federal. Ao investigar a situação, os agentes descobriram que o cavalo foi importado dos Estados Unidos de maneira fraudulenta. A documentação teria sido falsificada e o dono do animal sonegado impostos. A ordem foi capturar “Tornado” para que a situação fosse regulamentada.

Porém, assim como no filme, o animal desapareceu. Meses depois, a polícia encontrou Wizard MLF em Minas Gerais, escondido em uma fazenda em Conselheiro Lafaiete, Região Central do Estado. O cavalo foi transferido para um local especializado em Belo Horizonte, onde recebe tratamento adequado. Segundo o cuidador, o cavalo deve ter, no máximo, 15 anos.

De acordo com informações de um site de criadores, uma das características marcantes do cavalo da raça Friesian é sua crina e seu rabo muito longos. Estes nunca estão cortados e frequentemente alcançam o chão. A cor sempre é preta. A cabeça do animal é comprida, as orelhas são curtas e a face expressiva. O pescoço é arqueado e as pernas e quartos são musculosos. Ainda conforme o site, a Friesian é uma das raças mais antigas da Europa.

Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário