Segmentação de mercado e as estratégias de segmentação.

A segmentação de mercado pressupõe uma estratégia dirigida a ganhar uma parcela de vendas significativa dentro de um subgrupo em uma categoria, ao invés de se buscar uma participação mais limitada de compras por usuários de todas as categorias.

Um segmento de mercado é formado por um grupo específico de consumidores que possuem necessidades, comportamentos de compra e/ou características similares.

Segmentar o mercado então é uma maneira de identificar e dividir o mercado em subgrupos distintos, caracterizados por necessidades, desejos e gostos particulares relativamente homogêneos, de modo a permitir uma abordagem mais adequada e uma maior adequação de produtos, serviços, comunicação etc. a esses grupos de pessoas.

O fundamento da segmentação de mercado é relativamente simples. Baseia-se na idéia de que um produto não é capaz de satisfazer necessidades e desejos de todos os consumidores, já que eles são muitos, estão dispersos em várias regiões e possuem hábitos de compra e gostos diferenciados, além de distintas necessidades, desejos e preferências. Desse modo, não se pode tratar todos da mesma forma, bem como não se pode tratar todos de forma diferente. Portanto, o que se pode fazer é reunir grupos de pessoas com características, preferências e gostos semelhantes e tratá-los como se fossem iguais. 

ESTRATÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO

Estratégias de segmentação são abordagens específicas de marketing disponíveis para uma empresa em relação ao segmento ou segmentos que ela pretende alcançar; quatro estratégias específicas de segmentação estão disponíveis: expansão de segmentos de mercado; concentrada; expansão da linha de produtos e diferenciada.

Estratégia de Expansão de Segmentos de Mercado.
Nessa abordagem, a empresa direciona um produto para vários segmentos do mercado, desse modo expandindo o mercado para seus produtos.

Estratégia de Segmentação Concentrada. Nessa abordagem, a empresa direciona um produto para um único segmento de mercado; também denominado de Marketing de Nicho.

Estratégia de Segmentação de Expansão da Linha de Produtos. Nessa abordagem, a empresa oferece vários produtos para um mesmo segmento.

Estratégia de Segmentação Diferenciada. Nessa abordagem a empresa oferece vários produtos para vários segmentos de mercado. Também denominada Abordagem de Segmentação Múltipla, objetivando vários segmentos distintos no mesmo mercado e desenvolvendo um composto de marketing separado para cada um.

Compõem as bases de segmentação, as dimensões básicas - geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais - em que um mercado heterogêneo pode ser dividido em grupos relativamente homogêneos.

Segmentação demográfica: a divisão de uma população heterogênea em grupos relativamente homogêneos com base em variáveis da população; também denominada Segmentação pelo Estado-de-Ser.

Segmentação geográfica: a divisão de um mercado total, heterogêneo, em grupos relativamente homogêneos, com base em área geográfica: município, microrregião, estado, região, país etc.

Segmentação pelo ciclo de vida da família: a divisão de um mercado totalmente heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, com base em sua capacidade de dispor de um produto em uma fase particular do ciclo de vida da família.

Segmentação por benefício: a divisão de um mercado em grupos ou segmentos com base do benefício particular de um produto, buscado por cada grupo.

Segmentação por comportamento: a divisão de um mercado em grupos de acordo com seu conhecimento e comportamento com relação a um produto particular. Segmentação por comportamento, comumente usada para segmentar mercados inclui benefícios buscados, status do usuário, taxa de uso do produto, condição de lealdade etc.

Segmentação por estilo de vida: a divisão de um mercado totalmente heterogêneo em grupos relativamente homogêneo, com base de seu estilo de vida, conforme determinado por seus passatempos, interesses, atitudes eopiniões.

Segmentação por personalidade: a divisão de um mercado heterogêneo em grupos homogêneos, com base em características de personalidade e padrões duradouros de comportamento, como: agressividade, complacência ou compulsividade.

Segmentação por volume: a divisão de um mercado em segmentos, com base no volume de demanda pelo produto por indivíduos, grupos ou tipos dos clientes; tipicamente, os segmentos são classificados como: usuários pesados, médios ou leves.

Segmentação psicográfica: a divisão de um mercado heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, com base em suas atitudes, convicções, opiniões, personalidades e estilos de vida; também denominada segmentação por estado de espírito.

Segmentação completa: a divisão de um mercado em segmentos que consistem em clientes individuais e personalizando um produto e programa de marketing para cada um.

Segmentação seqüencial: a divisão de um mercado heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, a partir de uma base (por exemplo, geográfica), seguida por uma segmentação adicional em alguma outra base (por exemplo, por faixa etária).

Resumo referente ao trabalho acadêmico sobre Marketing

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