Tipos de Estratégias Mercadológicas no Marketing

O marketing, além de uma filosofia de negócio, é um campo da administração que lida com as relações entre a empresa e o mercado.

Define-se estratégia como um amplo plano de ação, pelo qual uma organização espera alcançar um ou mais objetivos relacionados a suas escolhas de negócios e grupos de clientes.



A palavra estratégia tem sua origem na concepção militar. Vem do grego “strategos”, que significa General.


As diversas variações da estratégia militar encontram correspondentes na estratégia empresarial. Sun Tzu (A Arte da Guerra) afirma que o grande objetivo da guerra é derrotar seu adversário sem ter que lutar. Idealmente essa seria uma situação desejável. No entanto, na prática, as empresas têm que estar preparadas para enfrentar guerras “sangrentas” pela ocupação de mercado.

Modelos Consagrados de Estratégia Mercadológica

Em tese, não existe um tipo correto de estratégia. A estratégia mais adequada é aquela que melhor corresponda aos valores e disposição para assumir riscos pelos dirigentes de cada organização.

Estratégias ofensivas
Objetivo é ganhar participação no mercado tomando espaços dos concorrentes.

Tipo de Ataques:
Ataque Frontal. Corresponde ao confronto frontal, e quem resistirá melhor será o vencedor.

Ataque de Cerco. O ataque de cerco (ou de envolvimento) consiste em uma estratégia competitiva, usada por um desafiador forte, para atacar o líder de mercado. O desafiador de mercado lança um ataque em várias frentes ao mesmo tempo, em uma tentativa de tirar o comando do líder no mercado.

Ataque de Desbordamento. A estratégia desenvolve seu ataque através da diversificação produtos ou tecnologias.

Ataque pelo Flanco. O ataque pelo flanco, ou ataque em um ponto de debilidade do competidor, consiste em uma estratégia em que a organização ataca outra em um ponto fraco, comumente concentrando esforço máximo em uma região geográfica ou segmento de mercado onde o rival tem seu desempenho mais fraco.

Flanqueamento de Produto. No flanqueamento de produto, a companhia produz suas marcas em uma variedade de tamanhos e estilos de modo a ganhar espaço de prateleira e inibir competidores.

Marketing de Guerrilha. Consiste na estratégia de alvejar grupos pequenos e especializados de clientes de tal modo que as grandes companhias não acharão que vale a pena retaliar.

ESTRATÉGIAS DEFENSIVAS
Ao lado das estratégias ofensivas de marketing, existem as estratégias reativas

Defesa de Flanco. Nessa variação de estratégia de marketing, o líder de mercado tenta identificar e fortalecer seus próprios pontos fracos, comumente áreas geográficas ou segmentos de mercado em que está com desempenho abaixo do esperado, antes que um competidor menor possa montar um ataque contra essas fraquezas.

Ataque Preventivo.  Nesse tipo de estratégia, aparentemente ofensiva, a organização ao perceber a iminência do ataque do adversário, o ataca antes.

Estratégia “ad hoc”. Ao receber o ataque por um concorrente, a organização necessita ter um arsenal de modos de defesa, compatíveis com cada tipo de ataque, para ter flexibilidade no contra-ataque. Organizações com modelos rígidos de defesa terminam sucumbindo com o passar do tempo.

ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO
Serve para orientar seus investimentos e esforços dentro de horizontes temporais mais amplos.

INTEGRAÇÃO VERTICAL
Consiste em uma estratégia de crescimento em que uma empresa adquire algum outro elemento da cadeia de distribuição da qual ela faz parte. Normalmente o crescimento integrado pode ser para frente ou para trás.

INTEGRAÇÃO HORIZONTAL
A Integração horizontal consiste em uma estratégia de crescimento baseada na aquisição, ou no exercício de algum tipo de controle sobre alguns de seus competidores.
Resumo de um Trabalho Acadêmico em Marketing

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