Redes sociais como fonte e pauta para o jornalismo

Jair explica que assuntos das redes sociais interferem no jornalismo.

Por Jair Heuert

Parte 1.5 -  Redes sociais como fonte e pauta para o jornalismo.

O conteúdo que circula nas redes sociais, como no Twitter, pode, coletivamente, servir de fonte ou pauta para o jornalismo político. Recuero (2009) sistematiza três relações possíveis entre jornalismo e redes sociais: as redes sociais podem atuar como fontes produtoras de informação, como filtros de informação, ou ainda como espaços de reverberação dessas informações. 


Assim, para a autora, a rede social será ponto de partida para uma notícia quando uma discussão surgida na rede acaba recebendo atenção da mídia. Isso ocorre, por exemplo, quando acontecimentos que tomam lugar em sites de redes sociais servem como pauta para os veículos jornalísticos, ainda que não haja intencionalidade por parte dos envolvidos em virar notícia. Neste sentido as redes sociais desempenham a função de circulação da notícia, sendo capazes de gerar mobilizações e conversações que podem ser de interesse jornalístico na medida em que essas discussões refletem anseios dos próprios grupos sociais” (RECUERO, 2009).

O próprio Twitter pode por vezes servir como ponto de partida para notícias, como quando frases ditas por políticos ou celebridades na ferramenta servem de pauta para a produção de notícias em um determinado veículo. Alguns estudos já buscaram apontar anteriormente essa relação. Ao analisarem um caso específico de uso do Twitter como pauta pelo jornalismo, Vieira & Cervi (2010, p. 12) concluem que “As redes sociais não foram usadas para gerar uma cobertura jornalística diferente da convencional nesse caso”. 

Novas formas de expressar ideias através das redes sociais.

Apesar do potencial de utilizar o Twitter para dar voz a uma multiplicidade de vozes, o que os autores observaram “Foi a reprodução das práticas e rotinas de produção da notícia, porém, agora, sem a necessidade de fazer perguntas antes de obter as respostas” (VIEIRA & CERVI, 2010, p. 12). 

Já o trabalho de Lopes (2010), por sua vez, procurou identificar as menções ao Twitter no período de uma semana na versão impressa do jornal Folha de S.Paulo. A autora identificou 30 menções em 13 matérias no período, tendo classificado seis como tendo o Twitter como assunto principal, quatro como tweets que viraram notícia e três como declarações de fontes via Twitter.

A utilização de redes sociais como o Twitter como fonte para o jornalismo torna visível a relação de complementaridade entre diferentes níveis midiáticos, conforme se discute na próxima seção do artigo.

Jair Heuert é Engenheiro e especialista em Marketing Político.

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